10 motivos para passar as férias em Santa Catarina

Santa Catarina é um destino único, daqueles que tem lugares e atrações pra todos os gostos e idades. O estado é conhecido por suas lindas praias, morros, serra, ilhas, calor e neve.

Listamos 10 motivos para você se encantar e passar suas férias nesse belíssimo estado, vamos começar?

1. Beto Carrero World

O primeiro motivo para vir a Santa Catarina é poder conhecer o maior parque temático da América Latina. O Beto Carrero World pelo 6º ano consecutivo foi eleito o melhor Parque Temático da América do Sul, na escolha do Trip Advisor. Desde 1991, atrai visitantes de todas as idades com suas mais de 100 atrações. Localizado em Penha (SC), atrai turistas de todas as regiões do Brasil e da América do Sul. É parceiro da DreamWorks e da Mattel (EUA) com a inovadora área temática Hot Wheels, que conta com show de manobras radicais, restaurante e loja exclusiva de produtos da marca.

FireWhip

2. Praias com bandeira azul

O júri internacional do Programa Bandeira Azul em Copenhague, na Dinamarca, definiu quais são as praias e marinas que recebem este ano o certificado ambiental no Brasil. Das 14 praias escolhidas, oito estão em Santa Catarina. Para receber a Bandeira Azul é necessário ter aprovação em 34 itens, que são avaliados por um júri nacional, e depois por uma comissão internacional. As cidades que recebem a bandeira têm que se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada.

Confira as praias: Lagoa do Peri (Florianópolis); Praia Grande (Governador Celso Ramos); Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú); Praia do Estaleirinho (Balneário Camboriú); Praia de Piçarras (Balneário Piçarras); Praia de Quatro Ilhas (Bombinhas); Praia do Mariscal (Bombinhas); Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul

Praia do Estaleirinho / Foto: Ivan Rupp

3. Turismo o ano inteiro

A diversidade geográfica e cultural é tanta que Santa Catarina é capaz de oferecer atrações para seus visitantes o ano inteiro.

Para os religiosos, a fé também movimenta o turismo em SC. Nova Trento, cidade de Santa Paulina é o segundo destino religioso mais visitado do país, no local há ainda vinícola e gastronomia italiana. Em Brusque, no Vale dos Milagres, o Santuário de Azambuja reúne o maior acervo brasileiro de arte sacra popular.  Para quem gosta de serra, frio, cânios, há lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja.  A Serra é indicada para a prática de trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e pesca esportiva da truta.  Já para quem prefere o calor e as praias, NESSE LINK você pode conhecer um pouco mais sobre o belíssimo litoral de Santa Catarina.

Santuário Santa Paulina / Foto divulgação

4. Gastronomia, rotas cervejeiras e do vinho

A gastronomia em Santa Catarina é diversificada, graças à influência dos vários povos europeus que se estabeleceram em diferentes regiões do Estado. Destacam-se os sabores da cozinha portuguesa, germânica e italiana. No enoturismo, os destaques são as vinícolas da Serra Catarinense, que produzem vinhos e espumantes premiados nacional e internacionalmente, e o Roteiro do Vale da Uva e do Vinho, no Vale do Contestado.

Para amantes de uma boa cerveja, seja no inverno ou verão, destaca-se a cidade de Blumenau, a 65 km do Beto Carrero World. Em Blumenau as cervejarias seguem a Lei Alemã da Pureza, de 1516, que limita os ingredientes da cerveja a água, lúpulo, malte e fermento (levedura), sem o uso de conservantes ou cereais não maltados na fabricação.

Foto: Monique Renne

5. Florianópolis, a Ilha da Magia

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, é conhecida como a “Ilha da Magia”. As belezas naturais, o folclore local e a cultura manezinha (apelido da comunidade local) colaboram para esse apelido.

Por conta de suas mais de 40 belíssimas praias,  muitos associam Florianópolis apenas ao verão, mas até mesmo nos dias mais frios, considerados de baixa temporada turística, há muito o que desfrutar na ilha.  Em alguns bairros de Florianópolis há muita história, tradição, folclore e também muita gastronomia local. 

Avenida Beira Mar, em Florianópolis (SC) / Foto: Bigstock

6. Festas típicas e vida noturna

Ao longo do ano, municípios de todas as regiões catarinenses realizam animadas festas típicas para celebrar a cultura dos colonizadores, a gastronomia e a produção agropecuária local. Essas celebrações costumam atrair visitantes das cidades vizinhas e, em alguns casos, turistas de outros estados, como é o caso da Festa do Pinhão, em Lages.

Mas se você quiser curtir uma vida noturna, a noite em Balneário Camboriú é uma das mais agitadas do litoral. O club Green Valley em Camboríú recebeu o título de melhor club do mundo nos anos de 2013, 2015, 2018 e 2019, é único fora da Europa com esta premiação.

Foto Divulgação Green Valley

7. O melhor Reveillon do Brasil

O litoral de Santa Catarina é reconhecido como um dos melhores locais para passar o Réveillon. E a festa não fica restrita às praias. Muitos clubes e casas noturnas promovem festas com serviço de open bar e alimentação inclusa. No réveillon, as praias da região como Florianópolis e Balneário Camboriú são especialmente procuradas pelos turistas, interessados em ver a tradicional queima de fogos.

Reveillon em Balneário Camboriú (SC) / Foto: Silvia Bomm

8. Inverno ou verão

Nossa eclética Santa Catarina oferece opções de passeios tanto para quem procura pelas praias no verão, quanto para os que buscam respirar o ar puro das montanhas no inverno. Uma pequena distância, de apenas 40 km, separa o mar da serra.

Se você procura por neve no Brasil, a dica é visitar as cidades de Urupema e São Joaquim entre os meses de junho, julho e agosto.

Urupema, na serra, catarinense / Foto: Diorgenes Pandini/NSC Total

9. Melhor estado para viajar no Brasil

Santa Catarina é sinônimo de qualidade de vida e segurança. O estado conquistou o título de “Melhor estado para viajar no Brasil”, alcançando pela 11ª vez o maior número de votos no 17º Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2018/2019”, promovido pela Revista Viagem & Turismo, da Editora Abril.

Ponte Hercílio Luz – Florianópolis / Foto divulgação

10. Patrimônio Histórico

A influência europeia é um dos pontos mais marcantes do estado e é expressa por meio da arquitetura, costumes e na culinária local. Os principais museus de Santa Catarina são o Museu Histórico (local de instalação na Casa de Santa Catarina, com armas, uniformes e objetos que pertenciam à Companhia Barriga Verde), a residência de Vítor Meireles, o Museu Etnográfico, Etnológico e Botânico, o Museu de Arte Moderna, o Museu do Índio, o Museu do Instituto Geográfico e Histórico, o Museu do Homem do Sambaqui (Florianópolis), entre tantos outros.

Museu Histórico de Santa Catarina / Foto: Márcio H. Martins

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos você em Santa Catarina!!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *